domingo, 13 de novembro de 2011

Nasa prepara lançamento de sonda ultramoderna para buscar vida em Marte

A sonda Curiosity, será lançada até o final do ano.
A agência espacial americana Nasa anunciou nessa quinta-feira que prepara o lançamento do maior e mais caro veículo de exploração já construído para detectar qualquer indício de vida que existiu em Marte. O dispositivo Curiosity, que será lançado até o final de novembro, é um veículo de US$ 2,5 bilhões equipado com câmeras de vídeo para analisar as rochas do solo marciano.
A sonda explorará a cratera Gale, situada no sul de Marte, onde há uma ampla variedade de solos e o revelo permite o deslocamento do veículo. A Nasa considera que esta nave é um marco na exploração de Marte. Além de detectar indícios de vida no passado do planeta, a sonda analisará as condições para a futura presença humana em Marte.
O encarregado do projeto Laboratório de Ciência sobre Marte (MSL, sigla em inglês), Ashwin Vasavada, afirmou que "este é o sonho de todo cientista especializado em Marte". "O objetivo desta missão é buscar espaços habitáveis em Marte", explicou Vasavada. A sonda tem uma vida útil prevista de dois anos, mas a Nasa espera que o dispositivo permaneça em atividade por muito mais tempo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário