sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Conleste reune 15 novos prefeitos em Itaboraí para apresentar propostas e iniciativas

Com a presença do Prefeito Arlei Rosa 
O Prefeito Arlei participou na última terça-feira, 4, de uma reunião na cidade de Itaboraí, com a direção geral do Conleste – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense. Na ocasião, foram debatidas algumas ações do consórcio realizadas nos últimos anos e também colocadas as prioridades para os próximos meses. Destaque para temas ligados à saúde pública e à educação.

O encontro reuniu oito dos 15 futuros prefeitos da área de abrangência do Conleste. Cada um dos participantes vai receber um relatório completo sobre as atividades do Consórcio nos últimos anos para se interar das propostas e também participar das novas iniciativas.
Acompanhado do Secretário de Segurança Pública de Teresópolis, Marco Antônio da Luz, o Prefeito Arlei destacou o trabalho realizado pelo Consórcio até então e a importância da continuação do Conleste nos próximos anos, principalmente no planejamento e organização das cidades integrantes.
O presidente do Conleste, Carlos Pereira, citou que está satisfeito com o interesse dos novos prefeitos, que já pensam em governar utilizando as estruturas do Consórcio e de serem candidatos a presidente da entidade na eleição que acontece em junho de 2013. Sobre a estrutura do consórcio, Carlos Pereira disse que hoje conta com a parceria da Prefeitura de Niterói, que mantém o consórcio funcionando nas dependências da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. “Mas, graças à parceria com o Governo do Estado, estamos conseguindo uma nova sede junto à Secretaria Municipal de Educação, em Itaboraí, o que para o consórcio é o ideal em termos de logística na região”, apontou.
Coordenado pelo presidente do Conleste, e prefeito em mandato de Tanguá, Carlos Pereira, o encontro contou com a participação dos prefeitos eleitos Arlei Rosa – Teresópolis, Rogério Cabral – Nova Friburgo, Nestor Vidal – Magé, Antonio Marcos – Casimiro de Abreu, Marco Aurélio Dias – Guapimirim, Válber – Tanguá, Helil Cardoso – Itaboraí, e Solange Almeida – Rio Bonito.
O que é o Conleste
O Conleste é o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense e abrange 15 municípios das regiões Leste Metropolitano, Baixadas Litorâneas, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e Serrana. Foi criado com o objetivo de definir estratégias e atuação conjuntas diante dos impactos gerados pela implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) - mega-empreendimento da Petrobras, nos municípios de Itaboraí e São Gonçalo. O consórcio visa discutir políticas públicas de mobilidade urbana, habitação e saúde, focando a perspectiva das questões da região e interferindo sob a forma de um consórcio público intermunicipal e pela articulação política regional para planejamento e a gestão de políticas públicas dos municípios consorciados.
Desde o anúncio de implantação do Comperj, inúmeras discussões e estudos sobre os impactos econômicos, ambientais e sociais têm sido elaborados e apresentados à sociedade organizada bem como aos órgãos estaduais e municipais. A perspectiva de transformação do perfil socioeconômico da região de entorno do empreendimento decorrente do nível de investimentos, de geração de empregos e de arrecadação de impostos, resultou na reunião dos municípios desta área de influência do Comperj e a formação do consórcio intermunicipal. O organismo do consórcio reúne as prefeituras municipais, constituindo de um Fórum Comperj, Câmaras Técnicas temáticas e a proposta de constituir um plano diretor de desenvolvimento urbano unificado para a região.
Atualmente, fazem parte do consórcio os seguintes municípios: Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Saquarema, Araruama, Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis e Nova Friburgo. São mais de 3 milhões de habitantes, cerca de 25% da população do estado do Rio de Janeiro.