sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vereador Waguinho homenageia componentes do Nudec do Rosário por atuação durante a enchente

Muito justa a homenagem. Parabenizamos ao vereador pela escolha.
Na última sessão da Câmara dos Vereadores, os membros do Nudec do Rosário foram homenageados pelo vereador Waguinho com um voto de congratulações, em função do excelente trabalho realizado durante as chuvas do dia 6. Waguinho, lembrou que em 2011 os Nudecs não existiam, e a situação foi bem diferente, com a morte de centenas de pessoas na cidade. O vereador disse ainda que "eles foram atenciosos com as pessoas, estavam de prontidão durante todo o tempo e foram muito elogiados pelos moradores". Um justa homenagem, sem dúvida alguma.

Os Nudecs

Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC´s), formados em Teresópolis por iniciativa da Prefeitura e com apoio  ONG CARE Brasil nos bairros Perpétuo e Rosário, colaboraram diretamente para minimizar os efeitos da tragédia.
Os NUDECs ajudaram crianças que estavam soterradas, acionaram a sirene de alarme, orientaram a evacuação de moradores e acionaram ambulâncias. “Comecei a orientar os moradores para se deslocarem para o ponto de apoio do Brizolão. Foi então que a família de Guilherme, 7 anos, sua mãe, pai e mais duas irmãs foram atingidas por um desmoronamento de uma encosta no caminho ao ponto de apoio. Apenas Guilherme e sua mãe ficaram embaixo da lama. Imediatamente, quando avaliei que o risco estava zero, que iniciamos o resgate de mãe e filho”, relata Luiz Carlos Aragão, morador e membro no NUDEC Rosário.
Para viabilizar o trabalho dos NUDECs, a CARE Brasil doou cinco carrinhos de mão, 10 enxadas, sete pás, duas foices, dois facões, oito vassouras, oito garfos de jardim, 25 luvas de raspa, 25 botas de borracha, 163 sacos de lixo, 20 metros de corda e 25 capas de chuva.
Luciana do Ato, moradora do Perpétuo, diz que fazer parte do NUDEC foi muito importante para que conseguisse ajudar sua comunidade. “Nem eu sabia que tinha tanta coragem e capacidade”.
Em depoimento, Rosa, moradora e membro do NUDEC Rosário, fala sobre a sua experiência. “Não sei da onde tirei tanta força para segurar as pessoas que estavam sendo levadas pela correnteza da água. 






Nenhum comentário :

Postar um comentário