domingo, 8 de abril de 2012

Enchentes em Teresópolis, enchentes pelo mundo. Culpa do homem ou da natureza?

Teresópolis, abril de 2012
O mais importante nessa hora, em que vimos nossa amada Teresópolis ser atingida pela força da intempérie mais uma vez, é  não alimentar uma visão unilateral do problema.

Enchente em Steenwerck, 
norte da França
Se existem falhas de gestão capazes de agravar o problema das enchentes, por outro lado cidade nenhuma do mundo esta imune aos efeitos catastróficos de  chuvas torrenciais. Na Europa e na América do Norte, onde estão os chamados "países de primeiro mundo", apesar de todos os avanços estruturais, também acontecem enchentes com mortes e pessoas desabrigadas. Em 2010 morreram pessoas na França, na Alemanha, nos EUA, etc, e lá não jogam lixo nas ruas, as equipes de resgate e evacuação funcionam muito bem e ainda assim, as enchentes acontecem e matam pessoas. 
Cidade Histórica de Wertheim,
na Alemanha

Na Alemanha, em 2010, a chuva fez diversas vítimas. Pelo menos dois terços da cidade Histórica de Wertheim foram  inundadas por causa do aumento do nível do Rio Main. Mais de mil pessoas foram afetadas e mais de 400 edifícios foram abalados. Na Austrália, em novembro do ano passado, mais de 20 mil casas foram ameaçadas com a pior inundação da história desse país, e 23 pessoas morreram. Veja a matéria completa clicando em Revista Exame

Casa encoberta  na 
Austrália
Nos EUA, país mais poderoso do mundo, as chuvas devastaram a cidade de Rhode Island em 2010, além de outras cidades, obrigando o presidente Obama a decretar estado de emergência.

2010 - Enchente em Rhode Island, a 300 km
de Nova York, levou o presidente Obama a
decretar estado de emergência na
cidade.
Teresópolis, que acumula problemas e erros há muito tempo, precisa melhorar. Melhorar o escoamento de águas, aprimorar o serviços de alerta e evacuação, retirar moradores de áreas de risco (a parte mais difícil), fiscalizar as novas construções, etc, mas não pensem que com isso as enchentes vão acabar. Elas estão por toda a parte, e por hora, nós só podemos pensar em minimizar seus efeitos. Nós estamos enfrentando um fenômeno chamado "Aquecimento Global", que tende só a piorar do jeito que os habitantes do Planeta estão poluindo a atmosfera. O novo sistema de alerta e evacuação em Teresópolis, que foi testado pela primeira vez, apresentou falhas esta semana, mas mesmo assim evitou a morte de dezenas de pessoas cujas casas caíram e elas já haviam sido retiradas. De qualquer forma, todos foram avisados da aproximação da chuva por SMS as 9:30 da manhã. Os erros devem ser anotados para serem corrigidos, e a população pode colaborar com as autoridades encaminhando informações e sugestões, mudando hábitos em relação ao descarte de lixo, e adotando uma postura mais madura em lugar do pessimismo que, infelizmente, vem tomando conta de grande parte da população.
Nova Friburgo, Praça do Suspiro em 2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário