terça-feira, 25 de março de 2014

EDUCAÇÃO: Profissionais que trabalham na merenda escolar participam do Programa SESI "Cozinha Brasil".

O secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, assinou convênio para a realização do programa SESI Cozinha Brasil em Teresópolis. Trata-se de uma das ações de responsabilidade social do Sistema Firjan que tem como objetivo promover a alimentação saudável e o aproveitamento integral dos alimentos, por meio de aulas teóricas e práticas, evitando o desperdício.
O público-alvo é formado pelos profissionais que trabalham na produção da merenda escolar. Eles participarão de um curso entre os dias 22 e 24 de julho, com turmas pela manhã e à tarde; a formatura será no dia 25. Os participantes receberão certificado, kit didático e livro de receitas.
“A proposta é que os profissionais aprendam a utilizar melhor os alimentos, sem nenhum desperdício, dando ainda mais qualidade à merenda escolar”, pontuou o secretário Leonardo Vasconcellos.
O programa
Comer bem gastando pouco. Para diversas famílias isso era impossível, mas com a criação do SESI cozinha Brasil está virando realidade. Desde sua implantação, em 2004, o programa já ensinou mais de 360 mil brasileiros a preparem suas refeições de forma inteligente e sem desperdício, mostrando que é possível ter em casa um cardápio farto, rico em nutrientes e acessível ao bolso de qualquer brasileiro.
Levantamento do programa mostra que, de 2004 a 2007, 368.959 alunos foram capacitados em 987 municípios, com 30 unidades móveis percorrendo o Brasil. Do total, 61% dos alunos têm renda familiar inferior a três salários mínimos e 65% deles não utilizavam cascas de frutas e verduras na alimentação.