terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

UERJ PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE NA ZONA RURAL

Começou nesta segunda-feira, 17, no Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, em Venda Nova, no 3º Distrito, o curso Rede de Atenção à Saúde da População Rural. A iniciativa tem o objetivo de qualificar e atualizar profissionais locais para atuarem como interlocutores e interventores na solução de problemas de saúde e ambientais nas áreas rurais, e conta com a participação de técnicos das secretarias municipais de Saúde, Agricultura e de Meio Ambiente e da Emater/RJ.
A capacitação é promovida pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e financiada pelo Governo do Estado, através da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Com carga de 180h, o curso acontece até junho deste ano, com dois dias mensais de seminários e oficinas, além de outras atividades orientadas pela coordenação, como trabalhos de campo, e contempla ainda o acompanhamento dos municípios onde é ministrado por um período de cinco anos.

A capacitação é composta pelos seguintes módulos: Desenvolvimento Sustentável, Ambiente e Saúde; SUS e Desenvolvimento Sustentável; Vigilância em Saúde no Território Rural; Agrotóxicos e Rede de Atenção à Saúde Rural. Entre os temas abordados estão processo produtivo e transformação do ambiente rural; Saúde, trabalho, ambiente no território rural; Vigilância Epidemiológica: identificação dos problemas de saúde no território rural (endemias, zoonoses, doenças de veiculação hídrica, etc); Vigilância Ambiental (água e saneamento, ar, solo, alimentos e agroquímicos); Intoxicação, contaminação da água, ar, solo e alimentos; e Criação da Rede de Atenção à Saúde Rural.

Nenhum comentário :

Postar um comentário