domingo, 5 de janeiro de 2014

Prefeitura de Nova Friburgo vai comprar 26 caminhões e outros equipamentos pesados para agilizar obras na cidade

No intuito de resolver uma das principais carências estrutural da Prefeitura, o governo municipal está licitando a compra de 54 equipamentos pesados e leves para o Programa Provias da Secretaria de Obras. A primeira licitação realizada em meados de dezembro — em fase de homologação de resultado — inclui a aquisição de 26 caminhões, entre os quais treze basculantes, dois guindastes hidráulicos, dois carros-pipas e um limpa-fossa (para desobstrução de bueiros). Também estão sendo comprados sete caminhões com carroceria de madeira e um munck.

O valor dos veículos para serem utilizados na recuperação de ruas, avenidas e estradas do município é de R$ 9,241,500.00, financiado pelo BNDES (com taxas abaixo das praticadas pelo mercado financeiro), via Banco do Brasil, em 54 parcelas. A entrega dos veículos está prevista para 30 dias após a assinatura do contrato com as empresas vencedoras da licitação.

Ainda em janeiro, na segunda quinzena do mês, a Prefeitura licitará a aquisição de outros 28 equipamentos para o Programa Provias, entre os quais uma usina de asfalto móvel, com capacidade de produção de 80 toneladas/hora. O valor da usina está estimado em aproximadamente R$ 1,8 milhão. A previsão é que a usina comece a funcionar 60 dias após a assinatura do contrato de compra.

Além disso, o governo municipal também está comprando outros equipamentos indispensáveis, como retroescavadeira, escavadeira, roçadeira, motoniveladora, minicarregadeiras e demarcador viário horizontal. Ainda estão previstos a compra de cortador de asfalto, compactador de solo e de placa vibratória, caminhonete 4x4, entre outros veículos, que também serão financiados pelo BNDES.