Presidente do MOCABTE, Clarissa Lima, |
Entre as principais sugestões do município estão a criação do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros, a implantação de um espaço de cultura afro-brasileira, para valorização e conhecimento da identidade cultural, e a instalação no município de um centro público de referência de anemia falciforme, doença hereditária predominante na população negra.
Também foram eleitos para participar da Etapa Estadual como delegados, representando Teresópolis: Rosa Maria de Lima, Clarissa Lima e Sebastião Carlos Silva da Conceição – do MOCABTE, bem como Oldalea Mello e Juliana do Valle, como titulares, e Tatiana Nascimento, suplente, representantes do poder público.
Na abertura da Conferência foram apresentados os diretores do MOCABTE. Em seguida, a presidente do Movimento, Clarissa Lima, citou as principais conquistas da população negra no País, como a Lei Federal 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos, e o combate à discriminação étnica. Também foi citada como conquista a PEC das Domésticas, proposta de emenda à Constituição que amplia os direitos dos empregados domésticos.
“As conferências reúnem pessoas com os mesmos interesses de transformação, daí a importância da participação. As propostas que saíram espontaneamente da sociedade civil vão ser apreciadas a nível estadual e federal. É o município defendendo suas ideias”, assinalou a advogada Rosa Maria de Lima, presidente de honra do MOCABTE. “A Conferência é um espaço superdemocrático. É muito importante que as pessoas participem, proponham, para que o município saiba que há uma demanda da sociedade civil e que precisa ser atendida”, completou Clarissa Lima, presidente do Movimento.
O relatório com as recomendações de Teresópolis nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda, entre outras, está sendo formatado para ser encaminhado a III Conferência Estadual, marcada para agosto, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário :
Postar um comentário