quinta-feira, 9 de maio de 2013

Em parceria com a Secretaria de Educação do município, professores do UNIFESO vão realizar palestras sobre saúde para estudantesda EJA.


A Secretaria Municipal de Educação, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através do seu Curso de Graduação em Enfermagem, firmaram uma parceria onde, quinzenalmente, estudantes e professores estarão atuando nos pólos da EJA no município, com palestras, aulas e reflexões sobre temas ligados à saúde. O objetivo é oferecer atenção às necessidades dos alunos, buscando soluções específicas e originais para diferentes situações.
Segundo a professora Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA, os resultados dessa parceria têm sido muito positivos. “Há um grande envolvimento dos alunos da EJA nas atividades, questionando sobre os assuntos e dando depoimentos de situações que vivenciaram. Temos tido ricas trocas de conhecimentos e experiências”, analisa a Coordenadora.
Outro foco da parceria, a integração ensino-trabalho-cidadania, implica em imediatas contribuições para os alunos, serviços e comunidades sendo a Escola um equipamento social potente para o desenvolvimento de cuidados à saúde, no campo da promoção e da prevenção. Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, esse é mais um dos papéis que a Escola deve cumprir.
“Nossas Escolas não devem servir apenas para ensinar conteúdos pedagógicos, mas para formar cidadãos completos em todos os aspectos sociais. Essas atividades devem ser desenvolvidas de maneira integrada aos sujeitos, para que sejam as mais significativas e se revertam na transformação das práticas cotidianas e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e da nossa cidade”, informou o Secretário.
As atividades desenvolvidas pelos representantes do Unifeso nos pólos da EJA incluem palestras bordando diversos temas, como: drogas, violência, sexualidade, protagonismo juvenil, infecções sexualmente transmissíveis, higiene, desenvolvimento puberal, cuidados com doenças relevantes e prevalentes, transtornos afetivos-emocionais e alimentares, hábitos de saúde, doenças prevalentes no adulto, prevenção de acidentes e medidas simples de segurança no trabalho, métodos contraceptivos. O foco é atender às questões abordadas e realizar feiras de saúde com verificação da pressão arterial, administração de imunobiológicos, abordagem referente à saúde do trabalhador, acompanhamento do peso e estatura, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) de jovens e adultos, orientação acerca do suporte básico de vida e outras demandas possíveis.
A próxima ação desta parceria acontecerá na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema no dia 16 de maio, a partir das 19h, com o tema “Prevenção de Acidentes Domésticos”, onde serão abordadas questões como apresentação dos acidentes domésticos mais comuns, primeiros socorros, orientações de prevenção, discussão coletiva/ escuta individual e instalação de cartazes informativos nos murais da escola.