sábado, 11 de maio de 2013

SAQUAREMA: Em mais uma reunião do CONLESTE, Arlei propõe a criação de uma Secretaria de Projetos para os municípios consorciados


 O Prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, participou na manhã desta sexta-feira, 10, na cidade de Saquarema, de reunião da diretoria do Conleste - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, do qual é vice-presidente. Participaram também do encontro o presidente do Consórcio e prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, o prefeito de Magé, Nestor Vidal, que é presidente da. Adeleste – Associação de Desenvolvimento do Leste Fluminense, e a prefeita de Saquarema e vice-presidente da Associação, Franciane Motta.
O objetivo foi preparar a pauta para o encontro agendado com o Governador Sérgio Cabral, bem como para a reunião com a Presidente Dilma Rousseff, que será marcada nas próximas semanas pelo Vice-presidente Michel Temer. Outro tema discutido foi a questão da contrapartida da Petrobras para amenizar os impactos causados na região por conta da construção do Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
Também acompanharam a reunião o secretário geral do Conleste e secretário de Trabalho de Itaboraí, Álvaro Adolfo, o secretário de Trabalho de Magé, Edir Inácio Silva, o secretário de Turismo de Saquarema, Edson Botelho, o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça, além de assessores.
Várias sugestões foram colocadas à mesa, como a apresentada pelo Prefeito Arlei, que propôs a criação da Secretaria de Projetos do Conleste. A ideia é que a secretaria reúna representantes dos 15 municípios que fazem parte do consórcio, proposta que foi muito bem recebida pelos demais prefeitos. Ficou também definido que os municípios trabalharão unidos na busca de verbas e projetos junto ao Estado e o Governo Federal.
Durante o encontro, o secretário geral do Conleste, Álvaro Adolfo, falou sobre o funcionamento da Adeleste. A associação é um braço operacional do consórcio e tem como missão captar recursos, elaborar projetos e realizar todo o tipo de parceria em favor dos municípios que integram a entidade.
A Prefeita de Saquarema, Franciane Motta, falou sobre a pauta das próximas reuniões, lembrando que cada cidade apresentará suas demandas principais, que serão levadas para as reuniões com o Governador, a Presidente da República e, posteriormente, à Petrobras. “Os municípios trarão suas principais demandas para serem discutidas na próxima reunião, e assim teremos uma pauta definitiva para apresentar ao Governo do Estado”.
A próxima reunião do Conleste ficou agendada para o dia 17 de maio, às 14h, em Magé, com os representantes dos 15 municípios que integram o Consórcio: Itaboraí, Teresópolis, Araruama, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo, Rio Bonito, Silva Jardim, Saquarema e Tanguá.


Nenhum comentário :

Postar um comentário