sábado, 11 de maio de 2013

Atividades na casa da Memória Arthur Dalmasso durante a Semana Nacional de Museus - Veja a programação.


Na próxima semana, entre os dias 13 e 19 de maio, é comemorada em todo o Brasil a 11ª Semana Nacional de Museus, com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. Em todo o país, serão 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios.

Representando Teresópolis, a Secretaria de Cultura participará do evento com uma série de atividades abertas ao público, a serem realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro). Na programação, organizada pelo Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, espetáculo teatral e palestras sobre os caminhos criados para chegar a Teresópolis, desde as primeiras picadas até as atuais rodovias.

“A preservação da memória de Teresópolis está entre as prioridades da nossa Secretaria de Cultura. Através da Casa da Memória e do Serviço dePatrimônio Histórico, realizamos pesquisas, resgatamos documentos e fotografias, incluindo sua correta catalogação, para que nossa história sejaresguardada. A Semana de Museus tem grande importância por incentivar e valorizar todo este trabalho. Por esta razão, não poderíamos deixar de participar”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros.

Durante uma semana, instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema. Seminários, exposições, oficinas,espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem aprogramação.

Confira a programação em Teresópolis:

13/05, segunda-feira
14h: Espetáculo teatral: Contação de história com o tema “Tere em trilhos e trovas”
Atores: Nara Zeitune, Jeanette Albuquerque e Pedro Albuquerque
Destinado aos alunos da Escola Municipal Lino Oroña
19h: Seminário Caminhos de Teresópolis
Palestra: Um caminho novo para as Minas Gerais
Palestrante: Wanderley Peres
Aberto ao público

14/05, terça-feira
10h: Espetáculo teatral: Contação de história com o tema “Tere em trilhos e trovas”
Atores: Nara Zeitune, Jeanette Albuquerque e Pedro Albuquerque
Destinado aos alunos da Escola Municipal Lino Oroña
19h: Seminário Caminhos de Teresópolis
Palestra: Estrada das 14 Voltas

15/05, quarta-feira
19h: Seminário Caminhos de Teresópolis
Palestra: Estrada de Ferro Therezopolis

16/05, quinta-feira
19h: Seminário Caminhos de Teresópolis
Palestra: Rodovia Rio-Teresópolis (Estrada Direta)

LOCAL: Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro)