quarta-feira, 20 de março de 2013

Vereadores de Teresópolis participam de lançamento de livro sobre garantia dos direitos da pessoa com deficiência na Alerj



Vereadores de Teresópolis, participaram, no dia 18/03, do lançamento do livro Articulação e Gestão do Sistema de Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O presidente da Câmara, Maurício Lopes, foi acompanhado pelos vereadores Dr. Antônio Francisco, Da Ponte, Fabinho Filé e Dr. Habib Tauk.
        O objetivo da obra é ajudar aos gestores públicos articular e gerir um sistema que garanta acessibilidade e integração das pessoas com deficiência. De acordo com o deputado Márcio Pacheco, presidente da Comissão, a intenção é contribuir para a criação de secretarias municipais da pessoa com deficiência, fortalecer os conselhos municipais e coordenadorias e fomentar a participação das entidades e instituições em todo estado do Rio.

             "Se hoje, dos 92 municípios, apenas 32 contam com conselhos municipais dedicados ao tema, é porque está faltando articulação e participação da sociedade civil para que os outros 60 municípios também tenham. Por isso, é um desafio nosso implantar esses conselhos e melhorar os que já existem. Hoje, foi fundamental poder dar a eles um instrumento para começar a rever a política pública municipal para as pessoas com deficiência", analisou.
      A publicação, que poderá ser baixada no site do deputado que preside a comissão, (www.marciopacheco.com.br), traz, em 33 páginas, orientações para a formalização de leis e sobre a maneira correta de integrar essas pessoas.
         “É importante Teresópolis se mobilizar em respeito à cidadania para garantir o direito da pessoa com deficiência, por isso achamos fundamental a nossa participação neste evento”, enfatizou o presidente da Câmara, Maurício Lopes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário