sexta-feira, 22 de março de 2013

Resumo da Reunião do Conselho de Segurança do dia 22 de março

Realizada nesta sexta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Várzea, reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança Pública. Coordenado pelo presidente do Conselho, Nadim Kantara, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Segurança, Marcos Antônio da Luz, e do tenente-coronel Mario Fernandes, comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar.

Durante a reunião, que tratou de vários temas, como as estatísticas de ocorrências policiais nos últimos 30 dias, o secretário Marcos Antonio da Luz informou que faltam apenas alguns detalhes para que a 1ª Companhia de Polícia Militar seja instalada no prédio onde funciona o Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro. “O convênio já foi assinado pelo Prefeito Arlei e o Comando Geral da PM. Aguardamos a conclusão do processo licitatório para a compra do material necessário às obras de adaptação do imóvel”, destacou Da Luz.

Outro assunto tratado na reunião foi a implantação da 7ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) no interior do estado. O presidente do Conselho Municipal de Segurança, Nadim Kantara, lembrou que Teresópolis disputava a sede do órgão, mas Três Rios conseguiu viabilizar mais rapidamente um terreno para que o estado construa a Regional. “Na verdade”, explicou Kantara, “nós tentamos passar à frente de Três Rios, mas era difícil. Eles haviam se mobilizado antes e conseguiram levar a RISP para lá”.

A Administração Municipal chegou a oferecer o prédio do Fórum, no centro, e que passará a ser um próprio do município em troca da cessão da área onde é construída a nova sede do Judiciário, ao lado da Prefeitura. Porém, a Secretaria Estadual de Segurança Pública tinha urgência na implantação da RISP no interior.