segunda-feira, 23 de julho de 2012

Teresópolis: Ação dos pixadores torna a cidade feia e irrita moradores

Uma cidade cada vez mais pixada. É o que pudemos constatar no último domingo. Estivemos visitando a Feirinha do Alto no último domingo e resolvemos voltar a pé em direção ao bairro de São Pedro, fazendo uma caminhada tranquila. Ao longo do percurso, nossa atenção foi despertada para a quantidade de pixações nas paredes e muros dos imóveis. Descemos pela rua Alfredo rebelo Filho, passamos pela Tietê até a Fileuterpe e a conclusão não podia ser outra. Duas em cada três casas já haviam sido lamentavelmente pixadas pelos vândalos, e segundo moradores que não querem se identificar, não adiante recuperar o muto porque ele pixam novamente.  

A aparência fica horrível, dando a impressão de coisa suja, muito ruim de ver. Diferente é o caso do grafitismo artístico, onde existe a pretensão de fazer arte e o desenho é feito com  consentimento (últimas fotos). Nós que pretendemos incentivar a vocação turística de Teresópolis não podemos permitir que isso continue ocorrendo, mas também não adiante só cobrar das autoridades providencias imediatas porque é muito difícil flagrar os pixadores em ação, já que só agem no escuro da madrugada.  

Duas coisas poderiam ajudar muito: a instalação de câmeras de vigilância e a colaboração dos moradores denunciando essas pessoas quando seja possível saber quem são. Abaixo algumas fotos feitas no percurso que descrevemos acima. Clique nas fotos para aumentar.