quinta-feira, 26 de julho de 2012

Semana Mundial da Amamentação em Teresópolis


Com o tema “Entendendo o passado – planejando o futuro”, acontecerá de 1º a 7 de agosto a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2012. Este ano, a campanha comemora os 10 anos da Estratégia Global para Alimentação Infantil, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Palestras, debates, exibição de vídeos e jogos educativos são algumas ações que estão sendo planejadas pelas unidades de saúde do município para incentivar essa prática que garante a saúde de mães e bebês. A Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, é a responsável pela tradição que Teresópolis mantém, há mais de 20 anos, na sensibilização e conscientização de gestantes e mães para a prática do aleitamento materno no município.
A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA (Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação) define, a cada ano, o tema a ser trabalhado, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que sejam obtidos os melhores resultados.