segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Secretaria de Educação realiza a 4ª edição do Prêmio "Fazer-se Professor’"


Com o objetivo de premiar os professores e gestores educacionais da rede municipal de ensino, no propósito de estimular o profissional da Educação reconhecendo sua importância e da função que desempenha, assim como disseminar e promover práticas eficientes na melhoria do ensino municipal, a Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira, 24, a 4ª edição do prêmio 'Fazer-se Professor'. O evento aconteceu no Teatro Municipal e reuniu educadores, autoridades e convidados.
“Todos os anos, quando entregamos o edital de inscrição para as escolas, nos enchemos de expectativas: Será que teremos muitos inscritos? Qual será a relevância dos temas abordados? Então, quando começamos a receber as inscrições dos trabalhos, é como se recebêssemos um bálsamo porque nós podemos vislumbrar mais de perto o que de tão bom e importante tem sido feito em nossas salas de aula. E como nós nos orgulhamos disso”, comemorou a diretora do Departamento de Educação da Secretaria, professora Carla Rabello, uma das idealizadoras da premiação.
Nesta edição foram inscritos 41 trabalhos, divididos em três categorias: Educação Infantil, Anos Iniciais, Finais e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Categoria Gestor. Além do professor revelação do ano: Professor Inovador. Os trabalhos são avaliados por uma comissão formada por educadores notórios e cujos integrantes atribuem notas de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento. Para garantir a lisura do processo, são ocultados os nomes dos autores dos trabalhos. Além de uma premiação financeira, existe a publicação dos projetos no livro intitulado “Cardápio de Projetos – Experiências Inovadoras” que são distribuídos para as unidades escolares da rede municipal.

O secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, aproveitou a oportunidade para lembrar o quanto a Educação municipal vem avançando nos últimos anos. “De 80 alunos de pré-escola no interior, temos hoje quase mil.  De 25 ônibus fazendo o transporte escolar no interior do município, hoje temos mais de 70 linhas.  Em três anos contratamos mais de 230 professores concursados e transformamos esse prêmio, que é o reconhecimento aos nossos educadores, em lei. Não é à toa que entre mais de 5.500 municípios estamos entre as melhores gestões do país”, exaltou o secretário.
A noite de premiações contou também com duas apresentações de dança sevilhana, tradicional da Espanha, interpretadas pelas dançarinas Victoria e Manuela Nuñes, mãe e filha. E com um coquetel que foi servido aos presentes no final da cerimônia.
VENCEDORES DA PREMIAÇÃO:
Categoria Infantil: 1° Lugar – Gracielle Araújo Suzart; 2° Lugar – Giselle Cristine Pimentel; 3° Lugar – Juliana de Jesus Souza; 4° Lugar – Penha Kyono Matsumoto e 5° Lugar – Anna Paula Arêas da Silva.
Categoria Ensino Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos: 1° Lugar – Lilian Turl Vidal; 2º Lugar – Franca de Assis Gomes; 3° Lugar – Genivaldo Cândido; 4° Lugar – Cláudia Muniz da Conceição e 5° Lugar – Daniel Amaro Coelho.
Categoria Gestor: 1° Lugar – Carla Cunto Carvalho; 2° Lugar – Valéria Castor de Freitas; 3° Lugar – Michelle Ponte Tomás e 4° Lugar – Mclean Guarnido de Melo.
Categoria Especial Professor Inovador: Rocilene de Souza da Costa de Oliveira.