quinta-feira, 6 de março de 2014

Começa nesta segunda-feira, dia 10, a campanha de vacinação contra o HPV em Teresópolis

Começa nesta segunda-feira, dia 10, a campanha de vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. Em Teresópolis, a meta é imunizar 80% da população-alvo, estimada em 4.384 meninas de 11 a 13 anos. Ou seja: 3.507 adolescentes deverão receber a 1ª dose da vacina no município. A campanha será realizada até o dia 10 de abril em 20 locais, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Pais e responsáveis deverão apresentar original e cópia da caderneta de vacinação.
 Na Quinta Lebrão, a imunização acontecerá na unidade de Estratégia de Saúde da Família instalada na sede da associação de moradores do bairro, que foi revitalizada pela Prefeitura e entregue à população no dia 14 de fevereiro. Devido às obras de reforma que estão em andamento nas unidades básicas de saúde de Volta do Pião e de Pessegueiros, no 2° Distrito, a vacinação nessas duas localidades será realizada, respectivamente, na Igreja de São Pedro e São Paulo e no Nikkei Club.
 Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2014, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, segundo o Ministério da Saúde, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos.   
 A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
 • Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea.
• Interior: Uidades de saúde de Bonsucesso e de Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova; Igreja de São Pedro e São Paulo (Volta do Pião) e Nikkei Club (Pessegueiros).