segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Com apoio da Prefeitura, vai ser criada a "Casa do Artesão" em Teresópolis

O prefeito Arlei garantiu todo o empenho para a criação da Casa do Artesão em Teresópolis durante reunião realizada nesta segunda-feira, 10, em seu gabinete. O encontro de trabalho reuniu um grupo em torno de 100 artesãos que participaram da Feira de Artesanato Local. A mostra foi realizada em dezembro de 2013 na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, por iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
A proposta do grupo, que está se organizando através de associação para fortalecer o segmento, é a implantação de um espaço onde os artesãos possam oferecer cursos, produzir, expor e vender seus artigos dentro do princípio da economia solidária. Por esse princípio, as produções, vendas, compras e trocas são feitas de forma que não explorem ninguém e preservem o meio ambiente
O projeto prevê ainda parceria com as secretarias municipais de Turismo e de Educação para intensificar a divulgação turística do município, bem como propagar a cultura do artesanato junto aos alunos das escolas municipais como atividade geradora de trabalho e renda.
A ideia foi recebida com entusiasmo pelo prefeito Arlei. “Parabenizo o trabalho do secretário de Trabalho e equipe, que estão incentivando e buscando a parceria dos artesãos da cidade para que a Prefeitura possa ajudar nas solicitações. E uma delas foi a criação da Casa do Artesão que, se Deus quiser, vamos criar ainda esse ano”, garantiu Arlei.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, também aprovou a proposta. “Câmara Municipal e Prefeitura estão unidas para tornar realidade a Casa do Artesão. Estaremos sempre juntos em todas as iniciativas que forem boas para Teresópolis”, afirmou.
Também participaram da reunião os vereadores Dr. Habib Tauk e Dedê da Barra, os secretários municipais Lucas Bonifácio (Trabalho, Emprego e Economia Solidária), José Carlos Cunha (Governo), Ronaldo Fialho (Turismo) e Leonardo Vasconcellos (Educação), além da procuradora-geral Rosilda de Carvalho Barbosa, a subsecretária de Trabalho, Susan Hodge, e a assessora da secretaria dos Direitos da Mulher, Magda Becker.
Pelos artesãos, marcaram presença integrantes do projeto Costurando o Amanhã/Lar Tia Anastácia, Associação Agroecológica de Teresópolis, AMARTES (Associação Municipal dos Artesãos de Teresópolis e Economia Solidária) e do Espaço Mulher/Feira Feminista. Durante o encontro, foram distribuídos kits contendo informações gerais sobre a política de economia solidária.