sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Posto do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso terá a primeira viatura híbrida do país


Foi realizada nesta sexta-feira, 13, na sede do 16º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), a cerimônia de entrega, por parte do Governo do Estado, da primeira viatura híbrida do país (combina eletricidade e combustão reduzindo emissão de gases poluentes) para o município de Teresópolis. Com funções de extinção de incêndio e de salvamento, o veículo ficará baseado no Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, em Bonsucesso, no 3º Distrito. A previsão é de que a unidade seja inaugurada em janeiro de 2014, beneficiando mais de 15 mil moradores da região.
“Agradeço ao Governador Sérgio Cabral, ao Cel. Simões, Cel. Palência e ao tenente coronel Flavio Castro pelo empenho para que o destacamento do Corpo de Bombeiros fosse instalado em Bonsucesso. Esse é um antigo sonho dos moradores da região que se torna realidade na nossa gestão e essa viatura, única no Brasil, vai ajudar no atendimento à população do interior”, pontuou o prefeito Arlei na abertura da cerimônia.
O Comandante do Comando de Área Serrana, cel. Luiz Emmanoel Palência Barbosa, elogiou a iniciativa da Prefeitura de construir um destacamento no interior do município. “Foi uma estratégia inteligente de a Prefeitura instalar um posto do Corpo de Bombeiros em Bonsucesso. O 16º GBM atende àquela região, porém com a unidade no local, a resposta às demandas dos moradores será muito mais imediata”, frisou o cel. Palência.
O Comandante do 16º GBM, Flavio Luiz Castro, falou sobre as funções da viatura, que foi desenvolvida pela área técnica do Corpo de Bombeiros com o objetivo de atender de forma mais eficiente às demandas operacionais dos municípios do interior do estado.
“Geralmente, os veículos do Corpo de Bombeiros servem para um tipo de ocorrência, incêndio ou salvamento. Essa viatura tem uma bomba e um tanque de água e funciona para os dois tipos de operações. De um lado do veículo é armazenado todo o material para combate a incêndio e, do outro, todo o equipamento necessário para o salvamento, que pode ser usado para a captura de animais, atendimento a colisão de veículos e queda de motocicletas, entre outras ocorrências”.
A cerimônia contou ainda com a presença dos secretários municipais de Governo, José Carlos Cunha, e de Educação, Leonardo Vasconcellos, dos vereadores Maurício Lopes (pres. da Câmara Municipal), Da Ponte, Dedê da Barra e José Carlos da Estufa, e do presidente do Conselho M. de Segurança Pública, Nadim Kantara.
Com dois pavimentos, o prédio do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso possui refeitório, cozinha com despensa, banheiro e quatro ambientes no primeiro andar, para o atendimento ao público. O segundo piso será utilizado como alojamento para os militares, com dois dormitórios, banheiro coletivo e uma suíte.