quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Realizada nesta terça, 13, no Rio, reunião geral do Fórum de Desenvolvimento da Área de Influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro)


Realizada nesta terça, 13, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, reunião geral do Fórum de Desenvolvimento da Área de Influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). 
Em pauta, a apresentação do balanço de investimentos públicos e privados em andamento na região, bem como a reorganização do Fórum, que engloba os 15 municípios do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), mais a Petrobras, os governos Estadual e Federal e agora a sociedade civil, representada pelos Fóruns da Agenda 21.
O evento contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, dos secretários estaduais Julio Bueno (Desenvolvimento Econômico), Carlos Minc (Ambiente) e Felipe Peixoto (Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca), entre outros políticos, autoridades e empresários.
Vice-presidente do Conleste, o prefeito Arlei representou Teresópolis na plenária, acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ceil Alves de Freitas, e do gestor ambiental Leandro Coutinho da Graça, que é coordenador do Fórum da Agenda 21 Local e do Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste. A reunião contou ainda com a presença do presidente do Consórcio Intermunicipal, e prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, além dos prefeitos dos demais municípios que formam a entidade.
Durante a reunião, foram assinados vários documentos importantes. Entre eles, o acordo de cooperação entre o Conleste e a AD-Rio (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro), em que a agência estadual auxiliará os municípios da área de influência do Comperj a elaborar projetos estruturantes com vistas à captação de recursos, junto ao Governo Federal, para a sua execução.
Também foi firmado o compromisso, pela Petrobras, de plantar sete milhões de árvores no entorno do Comperj até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
"Com investimentos em abastecimento de água, esgoto, proteção ambiental, mobilidade urbana, vamos mudar a realidade da população de toda a área”, disse o governador Sérgio Cabral.
Durante a reunião, o prefeito Arlei e o gestor ambiental Leandro Coutinho da Graça entregaram ao governador Sérgio Cabral o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis. 
“Estamos vendo que os projetos realmente vão sair do papel, o que é muito bom para o desenvolvimento do nosso município”, destacou Arlei, que como vice-presidente do Conleste articulou uma reunião para o dia 19 com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, visando tratar de futuros investimentos.