sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAÚDE: Teresópolis e Sumidouro se unem para implantar núcleo de vigilância ao uso de agrotóxicos

Definida em reunião realizada nesta sexta, 7, no gabinete do prefeito Arlei, a implantação do Núcleo Integrado de Toxicovigilância voltado para agrotóxico dos municípios de Teresópolis e Petrópolis. Encontra-se em fase de elaboração a minuta do convênio, que será celebrado entre os dois municípios, as secretarias estaduais de Saúde e de Agricultura, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a UFF (Universidade Federal Fluminense). A sede do Núcleo funcionará em Teresópolis, mas Sumidouro contará com um pólo. .
A iniciativa atende a orientação do Ministério Público Estadual, com o objetivo de estruturar a vigilância para o monitoramento do uso dos agrotóxicos, a fim de evitar os males causados à saúde da população pela utilização abusiva dos defensivos, bem como a contaminação do meio ambiente. Com o núcleo será possível criar um banco de dados para diagnosticar a situação da saúde da população exposta às substâncias químicas dos agrotóxicos, criar protocolos de atendimento e promover a capacitação dos funcionários de saúde dos dois municípios, entre outras ações.
 Estiveram presentes o Prefeito de Sumidouro, Juarez Corguinha, representantes do Ministério Público, da UFF e da Secretaria Estadual de Saúde. Também acompanharam a reunião o Vice-prefeito Márcio Catão, a Procuradora Geral Rosilda Carvalho Barbosa, os secretários municipais José Cortázio (Agricultura) e Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde), a Subsecretária de Saúde, Adriana Chaves – de Teresópolis, e o Procurador Geral Galileu de Freitas e o Secretário de Saúde, Ary Osvaldo Sales Batista – de Sumidouro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário