segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fim de semana do XTERRA CAMP - Terê Adventure encerra com muita garra e emoção

Os melhores competidores do país subiram a serra fluminense para mais um desafio repleto de adrenalina, ar puro e belezas naturais. Em pleno feriadão, Teresópolis recebeu nos dias 1 e 2 de junho o XTERRA CAMP – Terê Adventure, dentro do calendário do maior festival de esporte outdoor do mundo, o XTERRA BRAZIL TOUR 2013.
O Hotel Fazenda Boa Vida sediou o evento pelo oitavo ano consecutivo sendo o quinto filiado ao XTERRA BRAZIL, registrando mais um sucesso de participação com cerca de 600 atletas inscritos, além do grande público que curtiu as atrações do hotel numa natureza exuberante. “Começamos com apenas 30 atletas competindo uma prova estadual de triathlon e a cada ano mais pessoas vêm conhecer a região e as provas, e as que já competiram têm retornado, o que demonstra a satisfação com a organização e com o local”, comemorou o organizador Marcos Juliano. 
A cidade conhecida como a capital do montanhismo foi palco das provas de Triathlon, Duathlon, MTB Cup, Night Run e Trail Run. Ao longo das edições novas modalidades incorporadas ao evento têm atraído ainda mais competidores que participam visando da diversão à pontuação e preparação para disputas estaduais e nacionais.
Terê Cross Triathlon
Muito fôlego para começar o dia com a prova de Triathlon, válida para o ranking do XTERRA BRAZIL TOUR 2013. Os 800 metros de natação foram disputados no lago do hotel, em seguida mais 16km de mountain bike no formato de circuito envolvendo três voltas e corrida de 5km para completar o percurso com subidas e descidas. Grandes nomes da modalidade disputaram faturando o lugar mais alto do pódio na primeira prova, entre eles Luzia Bello, primeira colocada na categoria feminina, seguida de Claudia Guimarães, além de Felipe Moletta, Rodrigo Altafini e Frederico Zacharias, que conquistaram o pódio na categoria masculina, respectivamente. “O evento a cada ano está melhor e são provas que valem muito a pena. O circuito é muito bem sinalizado”, recomendou Luzia satisfeita. Felipe Moleta também agradeceu a oportunidade de “vir para competir e para se divertir. Apesar de não ser um percurso longo, é bem técnico e organizado”.
MTB Cup
Durante a tarde, os 26km de Mountain Bike foram no formato de circuito com cinco voltas. O percurso também envolveu uma série de subidas e descidas. A etapa valeu pelo ranking da FECIERJ – Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e quem chegou em primeiro foi o atleta Caio Cezar. “Usei esta prova como treino e felizmente consegui andar bem. O desafio é duro, a subida é bem forte e o percurso bem técnico, com isso recomendo a prova a todos os atletas, pois conta com boa organização numa estrutura que é 100%”, afirmou Caio.
Corrida à noite
Night Run
Céu estrelado, noite fria, lanternas acesas e muita empolgação para disputar o Night Run, a corrida noturna de 7km que é sensação no evento e atraiu cerca de 250 competidores. Na geral masculina, Antônio José da Silva, seguido de Francescoli Rodrigues e Bruno Onezio cruzaram em primeiro a linha de chegada. Na feminina, Danielly Medeiros, Barbara Pugliese e Maria Barbarieri fizeram o pódio.
Trail Run
Sol, disposição e adrenalina tomaram conta do segundo dia de provas. No domingo os competidores se aqueceram logo cedo para percorrer os 5Km do Trail Run, um percurso para quem curte menor distância, com subidas e descidas e um belo visual. Os primeiros colocados foram, respectivamente, Danilo Fagundes, Francescoli Rodrigues e Adailton Silva, na geral masculina, e Talita Wendling, Barbara Pugliese e Iracema Braun, na geral feminina. Atleta da Seleção Brasileira de Pentathlon Moderno, o vencedor Danilo confessou que “sou fã deste percurso com barro e subidas, fora que aqui tem uma paisagem que me deixa sem palavras. Valeu muito a pena, foi excelente”. Apesar de conquistar a primeira colocação no feminino, Talita busca superação. Ela está se preparando para competir em maratona, “e vamos para a próxima visando o meu melhor desempenho”.
Duathlon
A prova de Duathlon, modalidade incluída este ano a pedido de atletas, encerrou esta edição. Na primeira corrida de 2,5km os atletas encararam subidas e descidas longas. Em seguida mais 16km de Mountain Bike e mais 4km de corrida num circuito misto com retas, subidas e descidas.  A etapa valeu pelo Estadual da modalidade Duathlon Cross Country pela FTERJ – Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro. Entre os vencedores o atleta Ernani de Souza, que está liderando o brasileiro de Duathlon. “Espero que para os próximos anos a prova se repita, pois quero convidar os amigos para vivenciar esta experiência bem bacana”, disse. Na categoria feminina a atleta Gisele Vilela veio garantir a primeira colocação. Para ela, “encarar as subidas do Mountain Bike não é para qualquer um”, avaliou.
XTerra Camp - Terê Adventure é uma iniciativa de SESI e parcerias de: Sucos Greenday, Hotel Fazenda Boa Vida, Perfil Saúde Assessoria, Extralight, Unimed Serra dos Orgãos, Foto Santa Tereza, Trilhas & Rumos, Redhot e Prefeitura Municipal de Teresópolis.

Nenhum comentário :

Postar um comentário