quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Moradores de Parque do Imbuí apresentam reivindicações a Prefeitura


Aconteceu na última sexta-feira, 7, a reunião mensal com moradores do Parque do Imbuí com representantes da Prefeitura e que contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, e do Subsecretário de Defesa Civil, Tenente Jaime Medeiros, para ouvir e encaminhar as demandas dos moradores.


Durante o encontro, Hilton Machado, morador do bairro há 33 anos, agradeceu a presença dos Secretários e afirmou que a participação da Prefeitura, desde a tragédia de janeiro, é inédita no bairro. “Com esta segunda reunião podemos ver o interesse deste governo pelo nosso bairro. Ter os Secretários aqui, respondendo as nossas demandas, nos traz esperança”, ressaltou Hilton.

Questionado sobre o Plano Municipal de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil, o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, explicou como funcionará e convocou a todos para uma reunião no Teatro Municipal, no próximo dia 26 de outubro, às 10h, para esclarecer sobre a ação. Contudo, o Secretário ressaltou a importância do Plano, que tem caráter preventivo e visa minimizar o impacto de desastres naturais sobre a população afetada. A proposta é reunir todas as esferas da sociedade teresopolitana, estabelecendo uma estrutura de comando, onde cada órgão tenha uma responsabilidade em casos de emergência.
A ação preventiva acontece também com a instalação do Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil). Visando a segurança dos moradores, o Coronel Roberto Silva pediu para que a comunidade eleja 20 pessoas para participar da capacitação, a fim de implantar o projeto no bairro. Os nomes serão enviados à secretaria para o início do curso, ainda em outubro.

Já ao Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, foi solicitada a retirada de acúmulo de terra e de postes caídos que atrapalham o caminho, além de limpeza de ruas e construção de muros de contenção. “As obras de contenção são de responsabilidade do Governo do Estado, mas temos feito o possível para agilizar o processo. Da mesma forma é o desassoreamento dos rios, que só conseguimos realizar com a liberação do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Mas temos consciência da nossa responsabilidade. O que for de competência da Prefeitura, nós vamos fazer”, afirmou Denílson, acrescentando que tentará para a próxima reunião a participação de representantes do Inea e do DRM (Departamento Estadual de Recursos Minerais) para esclarecer dúvidas quanto a limpeza dos rios e a construção de contenção de encostas.

Outras questões também foram colocadas em pauta pelos moradores, relativas à educação, segurança e serviços públicos. Todas as demandas foram registradas para repassar às respectivas secretarias. Já no sábado, 8, equipe com cerca de 40 homens da Secretaria de Obras e Serviços Públicos promoveu uma ação de limpeza e recomposição de paralelos no Parque do Imbuí.

A reunião mensal com a comunidade é um compromisso assumido pelo Prefeito Interino Arlei de Oliveira Rosa. Toda última sexta-feira do mês, às 18h, os moradores se encontrarão com representantes da Prefeitura na Capela de São Francisco de Assis, localizada na Praça Poeta Olegário Mariano. O próximo encontro acontecerá, excepcionalmente, na primeira sexta-feira, dia 4 de novembro.


Nenhum comentário :

Postar um comentário