sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nutricionistas da Prefeitura de Teresópolis montam cardápios especiais visando oferecer alimentação saudável aos alunos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Educação, tem investido na qualidade dos alimentos oferecidos, com atuação de nutricionistas na montagem de cardápios adequados às necessidades nutricionais das crianças e acompanhamento da rotina nas unidades de ensino. A Secretaria serve diariamente 26 mil refeições, entre café da manhã, almoço e lanche, para os estudantes.
O secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, frisou que “proporcionar segurança alimentar para quem está aprendendo, ainda mais para famílias carentes, é de fundamental importância para o bom desenvolvimento dos alunos. E preconizamos segurança alimentar com qualidade, com cardápio balanceado, com trabalho de nutricionistas”, afirmou Leonardo Vasconcellos.
A nutricionista do Serviço de Nutrição Escolar, Andrea Cassano, ressaltou a atuação da equipe no município. “A nossa preocupação é oferecer um cardápio saudável e variado, levando em conta a safra dos produtos e os hábitos alimentares dos alunos. A nossa equipe de nutricionistas passa pelas escolas semanalmente, analisando o preparo dos alimentos e como está a aceitação dos alunos ao cardápio”, explicou Andrea Cassano.
O Serviço de Nutrição da Secretaria tem ainda cardápios especiais para alunos que possuam algum tipo de patologia que necessite de restrições alimentares. “Para os alunos com histórico de diabetes ou de intolerância à lactose são montados cardápios específicos. Por exemplo, se a criança não pode tomar leite de vaca, é oferecido leite de soja. Para quem é diabético, as porções são controladas e oferecemos como sobremesa salada de frutas ou doce diet”, pontuou Andrea.