terça-feira, 3 de junho de 2014

ABERTURA DOS JOGOS ESTUDANTIS MUNICIPAIS NO PEDRÃO - A força do Esporte na Educação

A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) coloriu de verde e amarelo o ginásio Poliesportivo Pedro Jahara – o Pedrão, no último sábado, 31 de maio. Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, a edição 2014 dos JEM conta com a participação das escolas da rede municipal de ensino e cerca de dois  mil atletas. Os jogos vão acontecer durante todo o mês de junho e são divididos em três categorias (masculinas e femininas) – sub 13, sub 15 e sub 17 anos.
“O Esporte e a Educação andam sempre juntos, de maneira que a competição saudável, o trabalho em equipe e, inclusive o saber perder, sejam importantes na formação do cidadão. Além disso, temos as questões do desenvolvimento motor e intelectual através dos esportes que tornam ainda mais relevante o papel da Educação, que tem em nosso município a possibilidade de oportunizar competições como essa”, explicou o secretário municipal de Educação e de Governo, Leonardo Vasconcellos.
Visando promover a integração dos alunos através da prática esportiva, os Jogos Estudantis Municipais pretendem valorizar o coletivo e a competição sadia, além de desenvolver o desporto amador no meio estudantil incentivando inclusive o intercâmbio social e afetivo dos educandos da rede pública. Para isso, serão disputadas modalidades individuais de atletismo, badminton, corrida rústica, orientação, tênis de mesa e xadrez. Além das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.
As escolas municipais que participam dos Jogos Estudantis Municipais em 2014 são: Escola Municipal Alcino Francisco da Silva (Volta do Pião), Escola Municipal Antônio Santiago (Agriões), Centro Educacional Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Escola Municipal Francisco Maria Dália (Bonsucesso), Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (Fátima), Escola Municipal Manoel Medeiros (Vale do Paraíso), Escola Municipal Professora Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso), Escola Municipal Professora Neidy Angélica (Vargem Grande), Escola Municipal Paulo Freire (Vale do Paraíso), Centro Educacional Roger Malhardes (São Pedro), Centro Educacional Rose Dalmaso (São Pedro) e Escola Municipal Sakurá (Ermitagem).