quarta-feira, 28 de maio de 2014

PACIENTES RENAIS EM LUTA POR MELHOR ATENDIMENTO - Hospital São José não cumpre acordo com a prefeitura para atender casos emergenciais.


Acompanhamos hoje a passeata dos pacientes renais. O que precipitou a justa manifestação, foi a negativa por parte do Hospital São José em atender os pacientes em situações de emergência. O que apuramos, é que, desde o ano passado, existe um acordo entre o hospital e a prefeitura para que os pacientes sejam atendidos em casos emergenciais até que o Centro de Hemodiálise Municipal (em construção na Tijuca), fique pronto. Outra coisa importante, é que OS PAGAMENTOS AO HOSPITAL SÃO FEITOS DIRETAMENTE AO HOSPITAL PELO ESTADO E NÃO PELA PREFEITURA, o que invalida acusações do tipo "a prefeitura não repassou o dinheiro do hospital". Pelo que ouvi de componentes da manifestação, pessoas mal intencionadas passaram essa informação errada aos pacientes.

O Sr. Valdir Paulino, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis, me passou um documento referente ao dia anterior, 26, comprovando que já havia sido remetido a 2ª Promotoria de Justiça e Tutela Coletiva - Núcleo Teresópolis, e a Sua Excelência Dr. Paulo Cesar Calandrini Barata, na Procuradoria da República do Município de Teresópolis, UM OFÍCIO DENUNCIANDO A SITUAÇÃO DE OMISSÃO DO REFERIDO PRESTADOR DE SERVIÇO, e pedindo interferência desses poderes para resolver a situação.

A manifestação, que começou na Calçada da Fama e acabou reunindo cerca de 100 pessoas, entre pacientes e familiares, acabou na prefeitura, onde foi recebida pelo Secretário de Administração Municipal, José Carlos Cunha, que ouviu todas as reivindicações, incluindo reclamações sobre a ambulância e o lanche. Ficou combinado, ao final, uma nova reunião com a presença do Prefeito Arlei Rosa, na quinta-feira às 16:00, onde serão apresentadas as providências tomadas pela Prefeitura para solucionar o problema, além, é claro, da construção em andamento do Centro Municipal de Hemodialise.


Abaixo, trecho do documento em 4 folhas que me foi passado pelo Sr. Valdir Paulino e imagens da manifestação.