sábado, 26 de abril de 2014

Mamógrafo Móvel chega a Teresópolis

Resultado de articulação das secretarias municipais de Saúde e dos Direitos da Mulher junto ao setor de imagem do Governo do Estado, já se encontra em Teresópolis o Mamógrafo Móvel da Secretaria Estadual de Saúde. A unidade, que também atenderá pacientes de municípios vizinhos, ficará instalada até o dia 14 de maio no Centro Materno Infantil, na antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Avenida Lúcio Meira, 1130, na Várzea). O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram 20 minutos em média.
Destinado especificamente ao público feminino, o atendimento começa nesta sexta-feira, dia 25, e será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 15h. Entretanto, o atendimento deve ser agendado na Sala de Resultado de Exames, localizada na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca), com as funcionárias Márcia e Ana Paula. É preciso apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e do comprovante de residência (conta de água, luz ou de telefone). 
Serviço - O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias ali mesmo, caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano de biópsias mamárias.
Agendamento - Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.