quinta-feira, 14 de março de 2013

Profissionais de saúde participam de oficina sobre dengue e notificação de doenças'

Realizada na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, a oficina de treinamento ‘Notícias sobre dengue em Teresópolis e fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)’.

Direcionada a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, unidades básicas, hospitais, UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) e os Serviços de Pronto Atendimento, a oficina teve o objetivo de manter o pessoal atualizado sobre o processo de notificação de doenças, de acordo com as normas de vigilância epidemiológica municipal, estadual e federal em vigor.

Dengue

Durante o treinamento, foi atualizado o número de notificações de dengue no município. Em 2012, foram notificados 47 casos, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue em Teresópolis. Em 2013 já existem 20 notificações na cidade.

Levantamento apresentado durante a oficina mostrou que, em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Em 2013, esse número subiu para 25.

Nenhum comentário :

Postar um comentário