domingo, 16 de agosto de 2015

Dr. Carlão, vereador de cinco mandatos


Dr. Carlão está, certamente, entre os vereadores de maior produtividade parlamentar que já passaram pela Câmara Municipal.  Com inúmeros projetos de leis aprovados e inúmeras moções de relevância para o município, é um hábil esgrimista da palavra e enriquece os debates em plenário com as suas argumentações sempre sensatas.

Se a rejeição é um fantasma que persegue os candidatos de mandato como um fenômeno cíclico, já que nenhum candidato eleito, seja qual for o cargo, consegue corresponder às diversas expectativas dos seus eleitores e muito menos de toda uma população, Carlão tem sobrevivido de forma surpreendente e já está no quinto mandato sem que acusações de compra de voto – como sempre acontece depois de cada eleição – pesem sobre a sua candidatura.

Quando foi presidente da câmara Municipal, devolveu quase 3 milhões de reais aos cofres públicos, reduzindo diárias, pagamento de gratificações, extinguindo cargos e fazendo contenção de gastos como gasolina, telefone, viagens, etc, uma das maiores devoluções percentuais já feita em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Como já dissemos, seus eleitores são fiéis, sendo Carlão um vereador respeitado no âmbito político de uma forma geral e não apenas pelos que o acompanham e votam nele a cada pleito.

Recentemente, foi vítima de uma onda de boatos sobre merenda escolar criada por inimigos políticos, que espalharam pela cidade que o vereador tinha dito em plenário que “não tinha nada demais criança comer salsicha todo dia”, o que não foi verdade. Recorrendo a gravação da data em que a sessão aconteceu, pode-se ver que a expressão “todo dia” foi plantada com objetivo de denegrir o parlamentar. A verdadeira frase foi “não vejo nada de mais em comer salsicha, que é um alimento nutritivo e quem não come de vez em quando salsicha com macarrão?”.  

Os comentários maldosos apareceram no período em que houve atraso no pagamento da empresa que fornece a merenda escolar para o município e macarrão com salsicha foi incluído no cardápio semanal durante um dia ou dois. A alimentação voltou ao normal na semana seguinte, mas foi o bastante para que agitadores políticos fizessem a exploração tendenciosa do fato, espalhando aos quatro cantos que a merenda escolar de Teresópolis estava baseada em salsicha.

Dentre os principais projetos do vereador, anotamos aqueles que estão direcionados à assistência aos idosos, implantação de clínicas de tratamento para dependentes químicos, educação para o trânsito nas escolas, criação do PAD – Projeto de Atendimento de Acamados com atendimento médico multidisciplinar, lei da fisioterapia em casa, proteção à mulher vítima de violência, entre outros. Sua atuação foi decisiva, por exemplo, na criação da Secretaria dos Direitos da Mulher em Teresópolis.

Dr. Carlão é clínico geral, médico veterinário e médico legista, professor de Direito na PUC e professor de Direito e Medicina na UNIFESO, e mesmo assim vai todos os dias a Câmara Municipal mesmo nos períodos de recesso parlamentar. Como ele mesmo diz, “meu gabinete está sempre aberto, para atender a população e ouvir elogios, críticas e ideias”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário