terça-feira, 29 de novembro de 2011

Resumo da reunião do Conselho de Segurança do dia 21 de novembro.

Ao centro, o Presidente do Conselho de 
Segurança deTeresópolis, Nadim Kantara.
Relação dos Presentes na Reunião Ordinária do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis, realizada no dia 25 de novembro de 2011, no auditório da ACIAT.

1 – Nadim kantara – Presidente CCS 30º
2 – Carlos A. Monteiro Rego – Petrobras
3 – SGT. PM Elausino – Associação Loteamento Féo
4 – Elias Balsa
5 – José Múcio Ribeiro Gomes – Loja Maçônica Três Luzes
6 – Michell Simas – Representante do Presidente da Câmara
7 – Antonio Luiz Lage – Guarda Municipal
8 – Sérgio Alves da Penha  - Coordenador  da Guarda Municipal
9 – Cesar Coelho – Petrobrás – COMPERJ
10- Dinale da S.F.P. de Melo Secretaria (direitos da Mulher)
11 – Guilherme Brennand IJBPM
12 – Fernando Alves Pinto – AMAGG
13 – José Luciano Pereira – Loja Maçônica Três Luzes
14 – Roberto Cavalcanti – AMOVARZEA
15 -  Flavio Ferreira (Flamon) Cascata Guarani
16 – Carlos B. Torres de Aquino PMERJ
17 – Tenente Coronel Fernandes – CMT 30ºBPM
18 – Dr. Walter – delegado da 110ª DP
19 – Ronaldo Miguez -Jornalista
20 – Miguel A. Silva
21 – Marlene Acofield – CEUXCO
22 – Rolt a. Cerming – Vara da Infância
23 - Marcos Paulo
24 – Cristiane


RESUMO DA REUNIÃO:

     Após a leitura da ata da reunião anterior, o presidente do Conselho, Nadim kantara, passou a palavra ao Dr. Walter, da 110ª DP que falou sobre as estatísticas da criminalidade em Teresópolis. Segundo ele, os índices permanecem estabilizados e a cidade se encontra dentro das metas estabelecidas pela Secretaria de Segurança. Dr. Walter ainda brincou dizendo que o Comandante Fernandes esta prendendo muita gente. Na verdade, com a presença do Coronel Fernandes, nós pudemos sentir um endurecimento no trato com a criminalidade. Para se ter uma ideia, além das prisões, nos poucos dias em que o Coronel esta a frente do 30º BPM, já foram apreendidos 184 veículos em situação irregular ou suspeita, e aplicadas 294 multas. O combate ao tráfico também se intensificou.
     O presidente Nadim Kantara lembrou as ocorrências conhecidas como "saidinha de banco" que, por mais incrível que pareça, continuam ocorrendo em Teresópolis. Sugeriu que se fizessem panfletos para alertar a população mais uma vez sobre o tema. Lembrou também a importância da Guarda Municipal nas ruas. 
     A sra. Dinale de Melo, da Secretaria dos Direitos da Mulher, criticou a ausência de citações sobre estatísticas em relação a mulheres agredidas no Município, no que foi esclarecida pelo presidente Nadim kantara que o tema havia sido amplamente abordado na última reunião na qual ela não esteve presente.
De amarelo, Sr. Cesar Coelho da 
Petrobrás-Comperj.
     O Sr. Rolt Cerming, da Vara de Infância e Juventude falou da intenção de se desencadear uma campanha maciça contra o uso de drogas no próximo ano, envolvendo de forma efetiva as escolas do Município. O Jornalista Ronaldo Miguez, do Jornal Teresópolis 24 horas on line, levou ao Comandante Fernandes a questão da Lei da Focinheira, já que em Teresópolis é comum ver-se pelas ruas adultos e adolescentes caminhando com cães da raça Ptibull numa coleira comum, sem focinheira, ou até mesmo soltos em praças onde brincam crianças pequenas. Lembrou ainda que esses cães são proibidos hoje no seu país de origem, a Inglaterra, dada a sua periculosidade e reações inesperadas. Citou ter encontrado em pesquisa dezenas de casos de ataques fatais desses cães que surpreenderam até seus proprietários. O Coronel Fernandes disse conhecer bem a lei, mas falou também das dificuldades em se fazer a repressão devido a falta de elementos da própria lei, que não estabelece claramente as punições. Disse, entretanto, que iria fazer uma nota de serviço recomendando aos seus homens que abordassem essas pessoas para que o  proprietário do animal fosse advertido. 
     Ativistas do Grupo Salva Vidas no Trânsito sugeriram campanhas nas ruas para falar de alcoolismo, que é a principal causa de acidentes no trânsito. Disseram que fazem palestras nas escolas para as crianças, mas que não conseguem mobilizar os pais das crianças. Coronel Fernandes disse, também, que é possível  estender o trabalho de palestras de prevenção realizado hoje pela PM. O representante da Vara de Infância e Juventude, Rolt Cerming, falou então que a nova Juíza Dra.Vânia, quer mudar a forma do Juizado atuar na cidade, aprofundando mais as técnicas de prevenção em todos os sentidos.
     Carlos Monteiro, da Petrobrás, falou da preocupação da empresa com os impactos sócio-ambientais do Comperj, e das linhas de investimento que existem hoje para incentivos sociais que só dependem da prefeitura para se viabilizarem.
     Tanto o Coronel Fernandes (BPM), quanto o Dr. Walter (110ª DP), anotaram as reivindicações dos presentes, e se colocaram a inteira disposição para colaborar com todos em prol da segurança na cidade. O sr. Sérgio Alves da Penha, coordenador da Guarda Municipal, declarou seu interesse em conhecer cada vez mais as necessidades da população e se prontificou a receber a todos na Guarda quando isso se fizesse necessário.  
    O presidente Nadim Kantara manifestou sua satisfação em registrar o aumento de representatividade na reunião do Conselho de Segurança, e após breves considerações, deu por encerrada a reunião.  
    
     

Nenhum comentário :

Postar um comentário