quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Estado garante Aluguel Social para Teresópolis por mais 12 meses

O  secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, Rodrigo Neves, anunciou a prorrogação do pagamento do aluguel social às famílias vítimas das chuvas de janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio. O anúncio foi feito durante reunião realizada no gabinete do secretário Rodrigo Neves com cinco dos sete secretários de Assistência e Social dos municípios atingidos pela catástrofe.
De acordo com Neves, o termo de cooperação técnica prorrogando o auxílio deve ser assinado pelo governador Sérgio Cabral e os prefeitos dos sete municípios em dezembro.
- Sabemos que as moradias definitivas para as famílias desabrigadas pelas chuvas na Região Serrana só ficarão prontas no ano que vem. Sensível à situação dessas famílias, o governador Sérgio Cabral determinou a prorrogação do auxílio por mais 12 meses. O termo de cooperação técnica termina em janeiro, mas vamos assinar a renovação do convênio antes do Natal para que as famílias passem as festas de fim de ano sem essa preocupação – informou o secretário.
Na ocasião, também será assinado um convênio para a implantação de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) próximos às localidades onde estão as famílias desabrigadas, para melhorar o acompanhamento dessas pessoas. Cada um dos sete municípios da Região Serrana receberá R$ 300 mil para construir e equipar as unidades, que são mantidas pelo Estado, através do Pacto de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Rodrigo Neves pediu aos secretários de Assistência Social maior integração com os secretários municipais de Obras e Habitação, a fim de agilizar a reconstrução das cidades e das moradias definitivas. Participaram da reunião secretários dos municípios de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
O programa Aluguel Social auxilia 7.367 famílias nos municípios atingidos pelas chuvas na Região Serrana. O investimento é de R$ 42 milhões por ano. Em 2011, o auxílio foi pago em parceria com o governo federal. A partir da renovação do convênio, o aluguel social será custeado exclusivamente pelo Governo do Estado.
Fonte:  Ascom 

Nenhum comentário :

Postar um comentário