Aconteceu nesta sexta, 28, com início as 10 da manhã, mais uma reunião do Conselho de Segurança de Teresópolis. Um dos objetivos da reunião foi a apresentação, pelo presidente Nadim Kantara, do novo Comandante do 30º BPM, Tenente-Coronel Fernandes. Entre os presentes, estavam o Delegado Titular da 110ª DP, Dr. Walter Barros, Prof. Jorge Ferraz, administrador do Campus Paraíso do UNIFESO, o Secretário de Orçamento participativo, Antonio Carlos Moura, Hélio da Firjan, o Prof. Felipe Vieira, da Escola Superior de Negócios, o Presidente da Câmara dos Vereadores Cleyton Valentim e o jornalista Ronaldo Miguez do TERESÓPOLIS 24 HORAS ON LINE.
ASSUNTOS TRATADOS:
1) O Coronel Fernandes foi muito elogiado pela apreensão de mais de 150 motos em situação irregular em apenas 10 dias. Foi citado o fato de serem essas motos dirigidas por pessoas despreparadas e muitas vezes mal intencionadas, já que facilitam a fuga no caso de roubos e assaltos. O Coronel disse ainda que revistas preventivas vão ser iniciadas com o objetivo de coibir o tráfico de drogas e o porte de arma.
2) Jornalista Ronaldo Miguez levantou o problema da pulverização na distribuição de drogas, um sistema que muitas vezes não entra na conta das grandes apreensões mas no computo geral pode ser bastante significativo. Fu citado também o problema da Praça Olímpica, onde vem crescendo as aglomerações de usuários e pequenos traficantes de drogas.
De azul, ao centro, Prof. Felipe Vieira, da Escola Superior de Negócios. |
4) O Prof. Felipe Vieira, da Escola Superior de negócios falou sobre o curso de pós-graduação em segurança pública, e ofereceu o apoio da Escola para discutir a questão com cidadãos, comerciantes e autoridades policiais.
5) O vereador Cleyton Valentin, parabenizou o Comandante do 30º batalhão pelo trabalho que vem sendo realizado e solicitou policiamento constante para o bairro de São Pedro. Solicitou também ao Comandante policiamento especial para o dia 01 de novembro, quando será efetivado o julgamento do prefeito afastado Jorge Mário para prevenir qualquer irregularidade.
5) Antonio Carlos Moura, Secretário de Orçamento Participativo do Município, falou sobre a possibilidade de comerciantes ajudarem na construção de cabines de policiamento em locais adequados. Solicitou ao Coronel Fernandes, incursões policiais em bares que notoriamente comercializam drogas ou onde há baderna e confusão durante a noite.
Presidente da Câmara de Vereadores de Teresópolis, Cleyton Valentin. |
7) Nadim Kantara falou do empenho em conseguir a instalação de um Comando Regional em Teresópolis, para a realização de um trabalho comum entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Disse que considera essencial a instalação do Comando. Disse também que o Conselho de Segurança de Petrópolis quer tanto um, que entrou na justiça para reivindicar seu direito a uma unidade.
8) Ao final foi discutida a viabilidade e a utilidade dos Postos Policiais Fixos nos bairros. Tanto o Delegado Walter, quanto o Comandante Fernandes, foram contrários as cabines, considerando que uma polícia ágil é melhor e mais barata, pois a manutenção das cabines é muito cara. O Coronel Fernandes arrematou dizendo que as Câmeras de Monitoramento são o ideal. As autoridades policiais presentes se colocaram a disposição da população e reafirmaram o compromisso de trabalhar de forma integrada, unindo sempre forças em prol do bem-estar da população.
O Presidente do Conselho, Nadim Kantara, agradeceu a presença de todos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário